sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Crise econômica e legislação são assuntos em pauta, durante o 1º curso de formação sindical

Ontem e hoje (4 e 5) foi realizado, no auditório do Conselho Regional de Odontologia, o 1º curso de formação sindical. O tema da palestra foi: “A atual conjuntura política econômica e os trabalhadores”, ministrada pelo economista e professor da UFRN, Wellignton Duarte que deu um show de conhecimento.
Wellignton, em um bate papo descontraído, abordou o atual momento sindical brasileiro. “Quero despertar nos odontólogos o interesse em ser um dirigente sindical. Para isso é preciso que eles saibam o que acontece no Brasil e no mundo”, ressaltou e acrescentou que a informação é primordial em qualquer negociação.



Na oportunidade, o professor falou sobre legislação sindical e trabalhista. Ressaltou ainda que o Brasil está em crise desde o ano de 2008 e que ela vai se prolongar. “Os trabalhadores devem estar atentos que, com a crise econômica, o impacto vai vir, mais cedo ou mais tarde. Quem é do setor público não terá reajuste ou então enfrentará dificuldades para negociar com os gestores. Já no caso dos profissionais que trabalham em empresas privadas podem sentir um pouco mais”, disse o palestrante e declarou que, para eles, a demissão pode ocorrer a qualquer momento.
O presidente da Federação Interestadual de Odontologia- FIO- José Campos Ferreira Sobrinho falou do motivo de realizar um curso como este. “O curso é uma iniciativa da FIO, SOERN e CNTU, com o grande apoio do CRO. O que queremos é formar profissionais para atuar nas atividades sindicais”, contou.
O diretor do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte- SOERN, Flávio Calife explicou a importância do debate de um assunto tão atual. “O que estamos proporcionando é um encontro entre a classe dos dentistas, com o objetivo de melhorar a relação dele com os gestores e ainda, com os órgãos que trabalham. Queremos profissionais que façam a ponte entre o sindicato e as suas regiões de atuação”, enfatizou.
Profissionais do Mato Grande, Currais Novos e São Gonçalo do Amarante participam do curso.


Gláucio de Morais e Silva, Presidente do CRO deu a sua opinião sobre a participação dos profissionais em curso com essa temática. “Queremos qualificar o cirurgião dentista para que ele possa participar das ações do sindicato. Aqui ele vai aprender noções de cooperativismo. O que vemos atualmente é que faltam pessoas para formar quadros e assumir posições de líderes nos sindicatos”, finalizou. Ao final da palestra foi entregue um certificado de participação ao economista e professor, Wellignton Duarte. 





O SOERN convida a todos para participar hoje de uma confraternização de final do ano, no Clube de Rádio Amadores, com a sua tradicional feijoada. O V Feijodonto terá início às 12h e o evento marca o encerramento das atividades do sindicato. Os interessados em participar devem ligar para o SOERN (3206-3498) e reservar sua presença. As senhas serão limitadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.