segunda-feira, 9 de novembro de 2015

1º COBROHI encerra com êxito às suas atividades

Com o auditório lotado do Hotel Rifóles, em pleno final de semana, aconteceu ontem (8), o encerramento do 1º COBROHI- 1º Congresso Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva que contou com a realização do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar.
O evento teve início no dia 7 de novembro com o apoio do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte – CRO/RN, Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte- SOERN/RN.
O COBROHI reuniu palestrantes, acadêmicos e profissionais, com o intuito de proporcionar discussões e ideias sobre a atuação do cirurgião-dentista em âmbito hospitalar e unidades de terapia intensiva.
O Ensino da Odontologia Hospitalar na Graduação foi amplamente abordado pelo professor da Universidade Federal do Ceará e Unicristhus, Fabricio Bitu que parabenizou a comissão organizadora e comentou sobre a sua palestra. “Primeiramente gostaria de parabenizar a comissão organizadora pelo brilhante evento. Com relação a minha explanação vários pontos foram discutidos, dentre eles, a graduação em odontologia no Brasil e a odontologia hospitalar, como inserir o processo de ensino da odontologia hospitalar na graduação, cadernos de atenção básica e um breve histórico da odontologia hospitalar no Brasil”, relatou o professor Fabricio.


Em seguida, a cirurgiã dentista, Viviane Sarmento falou sobre a Residência em Odontologia Hospitalar. “Comentei sobre o que é a residência, legislação, os tipos de programas de residências, bolsas para os residentes, grade curricular e os desafios”, ressaltou.








Em seguida aconteceu a premiação dos melhores trabalhos do Congresso. Entre os 46 selecionados pela comissão julgadora, três foram premiados. O primeiro lugar foi para Jerlucia Cavalcanti das Neves Melo com o trabalho sobre “Avaliação Microbiológica da cavidade oral de pacientes em UTI, antes e depois do uso de clorexidina 0,12%”, o segundo lugar foi para Brena Rodrigues Manzano com o trabalho sobre a “Avaliação estomatológica em pacientes com Lupus Eritematoso Sistêmico” e o terceiro foi para Cláudia Baiseredo com o trabalho “Cândida parapsilosis em paciente oncológico na UTI”. Cláudia deu o seu depoimento sobre o evento e com o sorriso no rosto, falou sobre o resultado do seu trabalho. “Nível do COBROHI excelente, com palestrantes de altíssimo nível. Já sabíamos que o evento seria um sucesso. Primeiro, pela escolha da cidade, pois Natal é maravilhosa e segundo, pela grade científica”, elogiou e comentou que a premiação foi inesperada, mas que o resultado foi fruto de um trabalho em equipe.


A cirurgiã dentista, especialista em pacientes especiais e uma das palestrantes do evento Glória Pimenta deu a sua opinião sobre o Congresso. “Estou impressionada com a organização e com o nível das palestras. Sem dúvida, o evento é um marco na odontologia hospitalar. Estou voltando para a minha cidade, muito feliz”, completou a Mestre e Doutora em Odontologia Intensivista do Hospital da Unimed de João Pessoa, Glória Pimenta.
O cirurgião dentista e moderador Paulo Sérgio da Silva Santos de São Paulo também comentou sobre o Congresso. “O Congresso foi um sucesso por alguns aspectos. Primeiramente, pela grade científica e o tipo de informação que foi trazida para o evento. Tenho que elogiar a estrutura do evento e a escolha do local. Uma única sala, onde todos puderam interagir, com questionamentos e comentários. Vários estados participando do evento e o que me chamou muita atenção também foi a heterogeneidade do público presente. Vimos professores universitários e acadêmicos juntos, em uma troca de conhecimento e de experiências muito enriquecedora”, parabenizou.
O presidente do CRO e do Congresso, Gláucio Morais, ao final, agradeceu a presença de todos e disse da honra de presidir um evento desse porte. “Estou muito feliz por ter sido convidado pelos organizadores do evento para ser presidente do evento. Foi um grande desafio para todos nós, muitas pessoas não acreditavam, mas deu certo. Estamos em pleno domingo, com o auditório cheio de profissionais e acadêmicos querendo saber mais sobre a odontologia hospitalar. Fechamos o nosso Congresso com mais de 200 inscritos e isso só engradece a odontologia”, finalizou.
Para concluir, os palestrantes receberam certificados de participação e um "mimo" da comissão organizadora, em agradecimento. 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.