sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Câmara de Natal realiza sessão solene e presta homenagem aos dentistas de Natal

Por proposição do vereador Paulinho Freire (PROS), a Câmara dos Vereadores de Natal realizou hoje pela manhã (6), no plenário principal da casa, uma sessão solene para homenagear o Dia do Dentista.
O ato foi marcado pela entrega de placas que homenageou algumas personalidades dentistas que se destacaram ao longo da profissão, pelos relevantes serviços prestados à população natalense. A sessão contou com as presenças dos vereadores Hugo Manso e Franklin Capistrano. 
Os homenageados foram: Aldo da Fonseca Tinôco, Antônio de Lisboa Lopes Costa, Givaldo Soares da Silva, José Ferreira de Campos Sobrinho e Lenilson Silva de Carvalho. 
O vereador Paulinho Freire iniciou a sessão e abriu os trabalhos do dia.“Os dentistas são agentes do bem e amigos da família, verdadeiros exemplos de vida e de profissão. Tenho a certeza de que conseguiremos homenagear vários outros profissionais com a Comenda Clemente Galvão Neto. A Comenda visa homenagear personalidades que se destacaram como dentistas, contribuindo para garantia do direito à saúde bucal dos cidadãos. A entrega da comenda ocorrerá sempre em sessão na Câmara, no dia 25 de outubro de cada ano, Dia Nacional do Dentista, ou em data subsequente. Cada vereador, a partir de 2016, indicará um homenageado mediante justificativa a ser avaliada pela mesa diretora”, comentou o vereador e acrescentou que se sente muito feliz e que se coloca à disposição dos profissionais para receber sugestões para encampar a luta da categoria, com projetos que visem o fortalecimento da odontologia potiguar. Fizeram parte da composição da mesa juntamente com o vereador Paulinho Freire, o presidente do SOERN, Ivan Tavares, o presidente do CRO, Gláucio de Morais, a coordenadora de saúde bucal da SMS, Mauricéia Medeiros e Eimar Lopes do CFO. 











A nome da Comenda é uma homenagem ao dentista Clemente Galvão Neto que foi um dos batalhadores pela criação e consolidação do curso de Odontologia da UFRN. Com especialidades em Cirurgia Buco Maxilo Facial e Radiologia, o doutor Clemente foi professor do departamento de Odontologia da UFRN, tornando-se referência.
Durante a sessão, o presidente do CRO, Gláucio Paiva também fez as suas considerações. “Sou muito grato e feliz por estar à frente do Conselho e agradeço ao vereador Paulinho Freire pela sua propositura. Com os avanços obtidos na odontologia, nós confirmamos nossa substancial importância perante à sociedade”, finalizou e saudou a todos os homenageados.

Em seguida, o presidente do SOERN Ivan Tavares falou. “Temos atualmente cerca de 3500 odontologistas no RN e tivemos muitos avanços. Com os Centros de Especialidades estamos prevenindo, tratando e diagnosticando, até mesmo, o  câncer. Vale lembrar que o Hospital Walfredo Gurgel é o primeiro do Estado a ter cirurgiões dentistas nas enfermarias e UTIs. Esses profissionais atuam em equipes multiprofissionais e prestam relevante contribuição para toda a sociedade”, contou e destacou um pouco das trajetórias dos homenageados.
Eimar Lopes do CFO também agradeceu a Paulinho Freire pela propositura. “Gostaria de agradecer ao vereador Paulinho Freire que tirou a odontologia das clausuras das palavras e trouxe para os anais da história. Os homenageados de hoje foram escolhidos à dedo pelas entidades. Eles nos representam em todos as áreas da odontologia”, completou.












 Seguem abaixo depoimentos dos cirurgiões dentistas homenageados:

Aldo da Fonseca Tinoco
Já recebi muitas homenagens ao longo de minha trajetória como cirurgião dentista. Cada uma é especial e tem a sua importância. Fico muito feliz por saber que o meu trabalho ainda hoje é reconhecido. Gostaria de deixar uma mensagem para todos os cirurgiões dentistas. Não fiquem enclausurados em seus consultórios, vão para às ruas. O povo precisa de quem tem liderança e poder para fazer desse País, uma grande nação".


Dr. Givaldo Soares da Silva
“Fico muito feliz com a homenagem para a odontologia que a Câmara dos Vereadores, presta nesse momento, na pessoa do vereador Paulinho Freire. Atuo há 50 anos na odontologia e tenho o prazer em dividir a clínica com três filhas que se espelharam em mim e seguiram também o caminho da odontologia. Gostaria de deixar um registro, pois a Câmara recentemente votou por unanimidade, em favor da doação de um terreno para construir a sede da Academia de Odontologia do RN. Um trabalho que merece ser destacado na pessoa do vereador Aluízio Machado que conseguiu esse feito espetacular”.

Dr. Lenilson Silva de Carvalho
“ É um privilégio e uma elevada honra receber essa homenagem que a odontologia presta através do vereador Paulinho Freire. Exerço a odontologia há mais de 50 anos e sempre com dedicação e respeito ao próximo. Me sinto muito feliz e emocionado por meu nome ter sido lembrado pelas entidades de classe da odontologia”.

Dr. José Ferreira Campos Sobrinho
“Sem dúvida, uma honra muito grande para todos nós homenageados. É um grande reconhecimento ao nosso trabalho que é o de contribuir com a odontologia do RN. Estou há 41 anos na odontologia potiguar”.

Selma Maria Fontes Cardoso – esposa de Antônio de Lisboa Lopes Costa

“Meu esposo está em viagem participando de uma banca de doutorado e não teve como comparecer para receber a homenagem. Estou o representando e fico muito feliz por saber que a Câmara dos Vereadores reconhece o relevante trabalho que é prestado pelos cirurgiões dentistas junto à sociedade. Um grande momento para todos os profissionais dentistas do RN”. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.