sexta-feira, 4 de março de 2016

Curso lota de participantes o I Encontro de Odontologia Hospitalar do RN

No período da tarde teve continuidade o I Encontro de Odontologia Hospitalar do RN, evento promovido pelo SOERN, com o tema “Um novo mercado de trabalho” e que recebeu apoio do CRO-RN e da FIO.  A Dra. Gloria Pimenta, com graduação pela UFPB, abriu o ciclo de palestras da tarde do dia 03, com o tema “Controle de infecção endodôntica no paciente em terapia intensiva”.  

A dra. Glória Pimenta mostrou alguns casos com fotos de pacientes com infecção odontogênicas, tratamentos Endodôntico e controle da infecção. Aproveitou a oportunidade para fortalecer a importância de um dentista dentro da UTI, pois permite melhor desempenho no compromisso de assistência ao paciente.  “A avaliação odontológica pode determinar a necessidade e o tempo apropriado de intervenções que venham a diminuir riscos futuros”, disse para os participantes e acrescentou que a adequação bucal pode alterar positivamente o desfecho clínico. “Podemos minimizar fatores que influenciam negativamente o tratamento sistêmico”, afirmou.

Ela aproveitou para convidar os presentes para participar nos dias 29 e 30 de abril, do I Encontro de Cuidados Paliativos, que acontece em João Pessoa e também parabenizou o SOERN pela iniciativa do curso. “Perfeita essa iniciativa, uma atualização para os profissionais e também uma oportunidade para divulgar essa nova área para os estudantes”, disse.

A segunda palestra da tarde foi com o professor da UNP, o dentista José Endrigo Tinoco, que falou sobre: "A complexidade sistêmica no atendimento odontológico". Ele trouxe para os participantes vários casos, em especial uma paciente com 60 anos de idade, que fazia radioterapia, com uma historia médica bem extensa, com câncer, diabetes, depressão, entre outras, com isso um enorme número de medicações.  “Ou seja varias alterações sistêmicas”, resumiu.

Ele mostrou como o profissional deve proceder para minimizar as complicações. “O profissional tem que estar preparado para fazer os procedimentos”, afirmou. José Endrigo também parabenizou o SOERN pela iniciativa. “Importante esse curso para reunir os profissionais da área e compartilhar experiências profissionais”, disse.

Entre os participantes, estava a professora do Curso de Odontologia Hospitalar, Cecilia Azevedo que parabenizou a iniciativa do SOERN. “E louvável mostrar uma preocupação com atualização profissional e uma educação continuada”, disse.

A aluna do Curso, Rita Alves falou que é muito importante essa proposta de educação continuada para mostrar a importância do dentista dentro de um hospital. “Com o curso, o profissional fica cada vez mais capacitado para exercer com segurança o seu papel”, disse.

Após o término das palestras, houve sorteio de brindes, ofertados pelos parceiros Stell'arts Mix Turismo, Faculdade Estácio e Amil. Posteriormente, os participantes foram agraciados com um delicioso coffee-break.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.