sexta-feira, 11 de março de 2016

MESA REDONDA em Saúde Pública abre ciclo de palestras

Ainda sobre ontem (10), depois de declarado aberto o ciclo de atualização, os participantes participaram de uma Mesa Redonda: "Prótese Dentária na Saúde Básica", conduzida pelo gerente de saúde bucal de Teresina-PI, Giovanni Telmo Mesquita e pelo coordenador de saúde bucal de Apodi-RN, Thiago Fernando Silva. A mesa foi coordenada pelo presidente do CRO-RN, Gláucio Morais e teve como debatedor o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN, Francisco Batista Júnior.
Giovanni falou sobre o trabalho que vem sendo feito em Teresina-PI, cidade que tem como meta mínima anual a entrega de 1.452 próteses e que em 2015 com a maturidade da atenção especializada e o aprimoramento da atenção básica conseguiu alcançar a marca de 2.564, terminando o ano com um saldo positivo de próteses.
O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN, Francisco Batista Júnior disse que não se pode discutir sobre prótese sem sintonizar com o plano geral. “Não concordo com os conceitos que estão colocados nos dispositivos legais de saúde que estabelecem baixa, média e alta complexidade. Pelo que está colocado na legislação, o que é mais complexo é o mais caro e nem sempre o mais caro é o mais complexo. O mais complexo para mim é a atenção básica, onde a gente atende a pessoa com olho no olho. A maior complexidade não depende de equipamento, mas continuam tentando enganar a gente”.
Já Thiago falou sobre o serviço de prótese dentária de Apodi. “Lá temos 9 unidades de saúde da família (8 em funcionamento), um centro de especialidade odontológica e uma unidade móvel, própria do município”, disse. Em Apodi 49,6% da população é rural e a cidade tem cerca de 36 mil habitantes. `

À tarde, os participantes puderam assistir palestra sobre Halitose, proferida por Dra.Cecília Aguiar.O Ciclo de Atualização tem continuidade durante o dia de hoje. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.