quinta-feira, 3 de março de 2016

SOERN promove I Encontro de Odontologia Hospitalar do RN


Na manhã de hoje (3), ocorreu na sede do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde - CEFOPE - o I Encontro de Odontologia Hospitalar do RN, evento promovido pelo SOERN e que recebeu apoio do CRO-RN e da FIO. Participaram da solenidade de abertura o presidente do CRO-RN, Gláucio Morais; o conselheiro efetivo do Conselho Federal de Odontologia, Eimar Lopes;  a presidente do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar  e Intensiva, Claudia Baiseredo; a coordenadora de saúde bucal do RN, Sandra Raíssa Escócia; o presidente da FIO, José Campos Sobrinho e o presidente do SOERN, Ivan Tavares.
Quem iniciou o curso foi o intensivista do Walfredo Gurgel, Alfredo Jardim, que falou dos aspectos relevantes no manejo do paciente de UTI e deu excelentes dicas para os profissionais presentes. “Esse evento é extremamente significante, principalmente nos dias de hoje, tempo em que trabalhos estão sendo realizados nas UTIs com resultados terapêuticos cada vez melhores. Os índices de pneumonia caindo, assim como os gastos com antibióticos, graças ao trabalho dos cirurgiões-dentistas na profilaxia oral dos pacientes”, comemora Alfredo.
Dando continuidade ao curso, a presidente do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar  e Intensiva, Claudia Baiseredo falou da satisfação de ter sido convidada para o evento. “Quanto mais palestras de qualidades e conhecimento forem oferecidas para a comunidade odontológica do Rio Grande do Norte, mais qualidade vai haver no atendimento e cada vez mais os profissionais vão estar inseridos nas equipes multiprofissionais. É através do conhecimento que eles vão ganhar o espaço”, explica. Dra. Claudia, mostrou em sua palestra, diversos procedimentos odontológicos que realiza no leito de UTI.
O aluno do curso de Odontologia da UNP, Pedro Arruda, falou da importância do curso para sua profissão. “Eu até então não sabia qual a área que eu queria me especializar. Depois de ouvir essas duas palestras da manhã, fiquei apaixonado e pretendo fazer um curso, me especializar e trabalhar em UTIs”, comemora o estudante, que aproveitou a oportunidade para elogiar a iniciativa do SOERN.
Ao final, a diretora do SOERN sorteou um  livro de Odontologia Hospitalar entre os presentes e entregou certificado aos palestrantes.
Veja a palavra de alguns dos participantes do evento:
Dr. Ivan Tavares, presidente do SOERN
“A Odontologia Hospitalar, na nossa ótica, é um grande espaço de expansão de trabalho dos cirurgiões-dentistas no Brasil. Nós tanto podemos adentrar na área privada, como na área pública. Acho imprescindível que se estabeleça a especialidade.”
José Campos Sobrinho, presidente da FIO
“A Odontologia Hospitalar está se destacando em todo Brasil. Para entrar no mercado de trabalho, o cirurgião-dentista precisa de formação para entrar de maneira digna e honrando nossa profissão”.
Eimar Lopes, conselheiro efetivo do Conselho Federal de Odontologia
“Gostaria de parabenizar, mais uma vez, o sindicato pelo evento, pela coragem e pela luta que tem tido nesses últimos 15 anos. Fomos para rua protestar pela abertura do curso de Odontologia da UNP, em seguida contra criação na Universidade do Rio Grande do Norte e temos que ir às ruas protestar contra criação de novos cursos. Não tem como aceitar esse tipo pensamento de que o mercado regula, pois isso já ultrapassou. Isso foi coisa do Neoliberalismo. O mercado pode regular padarias e comércio, mas uma instituição educacional o mercado não vai regular de maneira coerente. Quando o mercado conseguir fechar uma universidade, a mesma já vai ter colocado inúmeros profissionais sem capacitação legal".
Gláucio Morais, presidente do CRO-RN
“Temos que levar em consideração que é preciso um dentista para cada 200 pessoas e que já temos mais de dois. O Ministério da Saúde entendeu que seria 1 para cada 5 mil pessoas. Estamos com dentistas demais. Somos terminantemente contra abertura de novas universidades”.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.