terça-feira, 19 de julho de 2016

SOERN se reúne com cirurgiões-dentistas da rede pública e privada

Na noite da última sexta-feira,15, o Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte – SOERN pilotou uma reunião, em sua sede, com os cirurgiões-dentistas de Natal e Grande Natal para discutir os rumos da odontologia pública e privada. Mais de 60 profissionais participaram do encontro que teve como pauta, Piso Salarial Estadual SOERN/DIEESE, Convênios Odontológicos,Condições de TrabalhoConcurso Público e Direitos Trabalhistas.  

A reunião foi conduzida pelo presidente do sindicato, Ivan Tavares, que explanou a atual situação da categoria em todo o Rio Grande do Norte, e sobre a procura de profissionais de regiões diversas do estado que entram em contato com o SOERN para denunciar irregularidades nas contratações com as prefeituras. “Nós não podemos ser covardes, os doutores não participam dos movimentos porque têm medo, a elite não vai, fica nos consultórios, por isso chamei vocês pra cá, para alertar sobre essa situação, nós precisamos nos organizar”, alertou o presidente que explicou, ainda, sobre o estudo do piso salarial encomendado pelo SOERN e que já foi discutido em audiência pública na Assembleia Legislativa com a participação, apenas, de 27 dentistas. 

Ivan Tavares falou sobre a participação dos cirurgiões–dentistas em movimentos e que espera que eles compareçam ao #ValorizaOdonto, marcado para o dia 28 de julho, em frente a AL e ao Midway Mall, e que eles propaguem o convite e consigam levar no mínimo quatro colegas, cada um. “É incrível, os profissionais passam necessidade, estão sendo ferrados e ainda assim não querem participar”, desabafou. 

Na ocasião, o presidente do Conselho Regional de Odontologia – CRO/RN, Glaucio Morais, falou aos presentes sobre este momento, onde os profissionais estão se mostrando mais interessados e com coragem. “Quanto mais mandados nós formos, mais nós seremos subservientes  e mais vamos ganhar ruim. E por que? Se nós temos uma formação de cinco, seis anos, com pós-graduação, e a odontologia aqui em Natal é a profissão com mais especialistas na rede pública?”, indagou aos presentes.  

A diretora Teresa Neumann participou falando da importância dos profissionais se associarem ao SOERN e que, atualmente, só possui um pouco mais de 400 inscritos. "Muitos pensam que a contribuição sindical é a filiação ao sindicato. A contribuição sindical é paga por todo trabalhador brasileiro, no dia 28 de fevereiro, e essa quantia é estabelecida pela assembleia no sindicato que aqui no Estado está custando R$150,00, de acordo com a  CLT, e é distribuída a entidades, ficando aqui, apenas um percentual pequeno. É importante que vocês estejam aqui numa sexta-feira, porque nós também estamos. Muitos falam que o SOERN não serve pra nada, trabalhamos de domingo a domingo, seja em Natal ou indo ao interior. Além da contribuição associativa para subsidiar as demandas do SOERN, precisamos de braços, pernas e sangue novo para se somar a nós na luta pela valorização da nossa categoria", finalizou. Para quem perdeu a reunião, alguns trechos foram transmitidos ao vivo e estão disponíveis na Fanpage do SOERN. O Sindicato conta com a presença de todos no #ValorizaOdonto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.