segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Movimento #valorizaodonto ganha as ruas em todo o estado do RN


Mossoró, Paus dos Ferros, Caicó e Natal realizaram durante todo o dia, ações em busca de melhorias para a categoria



O Dia 28 de julho de 2016, vai entrar pra história da categoria de cirurgiões-dentistas do Estado, com a realização do #valorizaodonto, organizado pelo Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte - SOERN.  Ultrapassando o número de 200 profissionais envolvidos, o ato público teve início na manhã de sexta-feira, em frente à Assembleia Legislativa e terminou à tarde no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho.  

O Presidente do SOERN, Dr. Ivan Tavares explica que o objetivo do movimento é chamar a atenção dos gestores para as necessidades da categoria que busca um piso salarial estadual, condições dignas de trabalho (setor público e privado), melhoria da tabela dos convênios e direitos trabalhistas. “Estamos nessa luta, e por isso resolvemos realizar esse movimento e ir às ruas para chamar atenção dos gestores”, enfatizou e acrescentou que o Sindicato vai até o fim nessa luta.

O movimento #valorizaodonto foi realizado, simultaneamente, em cidades como Mossoró, Paus dos Ferros e Caicó.  E na capital do estado foi representado por profissionais de Extremoz, Pureza, São Gonçalo, João Câmara, Goianinha, Ceará-mirim, Santa Cruz, Canguaretama, Pedro Velho, Macaíba, Vera Cruz, Tangará, São Paulo do Potengi, Angicos, Riachuelo, Taipu, Guamaré, Nísia Floresta, Apodi, Arez, Lages, Parnamirim, Sen. Elói de Sousa, Touros, Serrinha, Santo Antônio, Rui Barbosa, Bom Jesus, São Bento do Trairi, Nova Cruz, Pureza, Tibau do Sul, Parazinho, Acari, São José de Mipibu, Campo Redondo, Passagem, Brejinho, Lages Pintada e Japi.

Em Natal, na parte da manhã,  o grupo de profissionais seguiu em caminhada para a sede da Sesap-RN, percorrendo a Rua Ulisses Caldas e um trecho da Avenida Deodoro da Fonseca. Durante o percurso, palavras de ordem como “Dentistas na rua, prefeito a culpa é sua”, “Por mil reais não bato ponto, tem que valorizar odonto”, eram proferidas pelos participantes.

Representantes do CRO-RN, Glaucio Morais, e do CFO, Eimar Lopes, se fizeram presentes, além do deputado estadual Fernando Mineiro falou que falou para os cirurgiões-dentistas.  “Nós fizemos um audiência para discutir esse tema de hoje, e quero reiterar que nosso mandado está à disposição desta luta”, disse o deputado estadual.


O presidente do CRO-RN, Glaucio Morais também teve a oportunidade de falar com a categoria e disse que o dentista precisa vir à rua pra pedir a atenção e sensibilidade dos gestores. “Somos a profissão que possui o maior número de especialidades no serviço público, nós do Conselho, vamos sempre apoiar essa iniciativa”, incentivou o presidente do Conselho.

“Os cirurgiões-dentistas se entenderam efetivamente como trabalhadores, como recebedores de salários, e assim sendo, com toda certeza, a consciência vem à tona”, disse Eimar Lopes, Conselheiro Federal e chamou atenção que esse momento é de demanda, reivindicação, e a classe odontológica passa por situações que fere a dignidade do ser humano. “Isso precisa acabar”, concluiu.


Dando continuidade, a diretora do SOERN Teresa Neumann relatou sobre o descaso da saúde, que acontece tanto no serviço público, quanto no privado. “Nós atendemos pacientes com complexidades tamanhas, portanto, devemos receber salários e honorários dignos, compatíveis com essa complexidade. A população precisa entender que todos necessitam da avaliação do cirurgião-dentista e precisamos sobretudo, nos valorizar profissionalmente”, desabafou.

Os estudantes estavam no movimento, representados por Haron Felipe, presidente do C.A. de Odontologia da UFRN, e por Samara Martins, estudante do 8º período, que na ocasião, puxou os gritos durante todo o evento, incentivando os odontologistas sobre a importância deste ato.


Chegando a Sesap-RN, o movimento #valorizaodonto ganhou força com o ato público dos vigilantes, um movimento do Sindsegur. De acordo com o presidente do SOERN, Ivan Tavares, que sem segurança não tem saúde, e pediu um espaço aos manifestantes em greve para falar sobre o movimento.

No período da tarde, o movimento deu continuidade no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho. Mesmo com chuva os profissionais se mantiveram unidos em prol do movimento #valorizaodonto. Na oportunidade, foram distribuídos materiais para os passantes e para os motoristas que paravam nos sinais. Os jovens profissionais mostraram que é preciso coragem e garra para lutar pelas melhorias para a categoria.

O presidente do Soern, Dr. Ivan Tavares finalizou agradecendo a todos que deixaram seus consultórios, sua cidade e família, para participar desse dia tão importante para a odontologia. “O movimento foi realizado em todo o estado, sendo bastante positivo, pois reunimos mais de 200 profissionais na rua, essa foi a primeira etapa, nas próximas contamos com a presença de todos que não tiveram como participar hoje”, agradeceu o presidente e acrescentou que dia 11 de agosto terá audiência publica, na Assembleia Legislativa, às 14h e já deixa o convite para todos participarem.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.