quinta-feira, 6 de abril de 2017

SOERN participa de VIII Ciclo de Atualização, promovido pelo CRO-RN

Hoje e amanhã, no Praiamar Natal Hotel acontece o VIII Ciclo de Atualização Científica da Grande Natal regionais de saúde I, III, V e VII, organizado pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN) e que conta com o apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO). O evento tem como tema principal dos debates: “Reforma Trabalhista e Previdenciária: o cirurgião-dentista e suas perdas”, sendo voltado aos cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal dos municípios das regionais de saúde da Secretaria Estadual de Saúde (I, III, V e VII).


Hoje pela manhã, aconteceu a solenidade de abertura, onde o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva deu início aos trabalhos. “Gostaria de agradecer a presença de todos e dizer que é tempo de lutar. Agradecer também aos nossos parceiros, como por exemplo, o SOERN, que sempre está ao nosso lado e participa das nossas atividades. Quero dizer que o CRO tem cumprido o seu principal papel, o de fiscalizar o exercício ilegal da profissão. É importante lembrar que o CRO está sempre aberto a discussões e sugestões”, ressaltou o presidente do CRO, Gláucio de Morais.


O presidente do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN), Ivan Tavares também proferiu algumas palavras. “Eu convido a todos para amanhã pela manhã estarem presentes nesse auditório, a fim de discutirmos sobre as nossas vidas. Fazer ciência é importante, mas ressalto também a importância de discutir política. Nossa vida está nas mãos dos políticos, não podemos deixar que eles façam o que quiserem com os nossos direitos”, destacou Dr. Ivan Tavares, presidente do SOERN e aproveitou o momento, para parabenizar o CRO pelo evento.


O Coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde, Marco Aurélio de Azevedo, fez parte da mesa e também deixou o seu comentário aos presentes. “Estamos em um momento de grande dificuldade financeira e quero deixar claro que, apesar de fazer parte da gestão, dizer que não compactuo com tais atitudes. Vamos aproveitar esse ciclo de palestras, que vai unir o conhecimento científico à discussão política”, reforçou.

Diversos pronunciamentos foram feitos pelos membros que fizeram parte da mesa. O Secretário Geral do Conselho Federal de Odontologia, Eimar Lopes de Oliveira, falou da importância dos cirurgiões-dentistas saírem da zona de conforto e irem para a briga, em busca dos seus direitos. “O dentista deve ir para às ruas, participar mais dos movimentos. Agora é a hora de reclamar e de agir. Amanhã iremos discutir sobre a reforma previdenciária, um tema muito importante e que todos devem participar”, relatou e destacou que os cirurgiões-dentistas são proletários, ou seja, trabalhadores e que anteriormente, reclamavam para melhorar os seus salários, agora brigam para mantê-los.  


Durante a solenidade, compuseram a mesa, entre os já mencionados acima, o presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas, José Ferreira Campos Sobrinho, a representante do COSEMS-RN, Luciana Guerra e representante da Academia Norteriograndense de Odontologia, como também da Associação de Pais e Amigos dos Fissurados do Rio Grande do Norte, Rubens Barros de Azevedo.
Ao término dos pronunciamentos, a médica e palestrante, Juliana Florinda, falou sobre “Câncer de Cabeça e Pescoço”. “Quero mostrar a importância do cirurgião-dentista no diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. É importante lembrar que quanto mais cedo for percebida a doença, maior é a chance de cura e por esse motivo, que reforço a participação do trabalho multidisciplinar, como método essencial em todo o tratamento”, disse.






Para encerrar a programação matutina, o CRO-RN, preparou um momento especial com uma dinâmica em grupo, seguida de um julgamento simulado de processo ético contra o cirurgião-dentista, realizado pelo grupo de estudos cênicos do NACE UFRN.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.