quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA FOI COMEMORADO COM DIVERSOS EVENTOS

EXPODONTO LOTOU O PALÁCIO DO GOVERNO

Mais de 150 pessoas compareceram ao local que reuniu a classe odontológica, convidados e artistas locais como Dorian Gray, Flávio Freitas, Vatenor Oliveira e Ulisses Leopoldo.

O presidente do SOERN, Dr. Ivan Tavares abriu a solenidade, falou sobre a importância do evento e da presença dos que estavam no local.
O homenageado do ano passado, Dorian Gray foi convidado para apresentar Vicente Vitoriano, homenageado desta edição.

Falou sobre as obras e do artista consagrado que, em sua opinião, é um dos mais completos que ele já conheceu.

O Dr. Reinaldo Azevedo foi apresentado pelo presidente Ivan Tavares, que falou sobre a diversidade das obras do artista.
Ao final, os homenageados receberam uma placa que registrou a participação no evento.






7ª EDIÇÃO DA EXPODONTO

Seguindo a programação da Semana do Dentista, no dia 26 de outubro, 3ª feira, na Pinacoteca do Palácio do Governo, o SOERN promoveu a 7ª Edição da Expodonto.
Na foto, o Presidente da ABO/RN, Dr. Pedro Alzair;
o Presidente do SOERN, Dr. Ivan Tavares de Farias Júnior;
o Presidente do CRO/RN, Dr. Eimar Lopes.
Este ano a mostra teve a participação do artista plástico VICENTE VITORIANO e do Cirurgião-Dentista REINALDO AZEVEDO que, simultaneamente, exibiram suas obras.

A intenção do evento foi homenagear um artista local, e incentivar a cultura na categoria. “O nosso objetivo é fazer a interação da nossa classe com a sociedade onde atua, e a cultura é um meio propício para isso. Assim, temos descoberto, ao longo dos anos, muitos talentos da terra, dentro e fora da profissão”, enfatiza o presidente do Sindicato Dr. Ivan Tavares.

Promover cultura e homenagear os artistas da terra é uma premissa do SOERN.

O artista VICENTE VITORIANO, escolhido desta edição, conta que a arte surgiu em sua vida ainda criança, mas que demorou para perceber o que era arte, “creio que, como para toda criança, desenhando com lápis de cor, copiando coisas, inventando outras. Só vim a ter uma noção de que o que eu fazia era arte já na adolescência. É bom registrar que neste meio tempo, fui bastante estimulado, tanto em família, quanto na escola”, confessa Vicente.

Questionado sobre o que influencia suas obras, ele diz que não dá para fazer afirmações categóricas: “Na contemporaneidade, a gente escolhe objetivamente as referências, e tais escolhas variam ao sabor das circunstâncias, obviamente.

Posso dizer que há uma presença de certas abordagens da pop art rondando o que eu faço, como o interesse pela cultura popular e de massas, por exemplo,” explica.
Do outro lado da exposição, esteve REINALDO AZEVEDO, um Dentista que nas horas vagas atua como artista plástico através da pirogravura e bico-de-pena, e, em meio a tudo isso, ainda consegue tempo para conciliar a carreira de músico em na banda “Anos 60”.

Segundo REINALDO, a influência do seu trabalho tem origem nos grandes ilustradores de bico-de-pena e dos quadrinhos, como Percy Lau, Edmundo Rodrigues, Alberto Giolitti, Magnus Roberto Raviola, dentre outros.

Quando questionado sobre o que retrata em suas obras ele diz: “Retratam o épico nordestino onde exploro a temática do sertanejo, do cangaceiro e do jagunço, enfatizando as desigualdades sociais, sua geografia, seus costumes e suas questões religiosas”, salienta.

Os artistas estiveram reunidos nos salões superiores da Pinacoteca do Estado, onde o sub-coordenador do local, artista plástico, VATENOR OLIVEIRA informa à sociedade:

“A Pinacoteca é um museu do Estado e o acervo é composto por mais de 900 obras importantes de artistas nacionais e potiguares, como Newton Navarro, Thomé, Ana Antunes e Tarsila do Amaral”, enfatiza.

E reforçou, fazendo convite à população ao informar que “a própria edificação completou 137 anos, e sua estrutura é uma verdadeira atração para os que têm interesse em conhecer o palácio que, desde sua inauguração, teve várias funções”, informa Vatenor sobre a importância do prédio.

VATENOR OLIVEIRA elogiou a iniciativa do SOERN que, embora seja uma profissão que cuide da saúde, incentiva a cultura: ”A ação do SOERN é um exemplo de como se pode contribuir para a divulgação das artes e da cultura do Estado dentro de um país”, finaliza.

A Expodonto já homenageou nomes como: Dorian Gray, Ulisses Leopoldo e Thomé, e este ano o público pode comparecer do dia 27 de outubro a 03 de novembro, das 08h às 17h.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SOERN
EXTRA Assessoria de Comunicação - http://www.extracomunicacao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.