quarta-feira, 1 de maio de 2013

SOERN participa de mobilização no Dia do Trabalhador


O Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte - SOERN - marcou presença mais uma vez na caminhada em comemoração ao Dia do Trabalhador que aconteceu hoje (1), organizada pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte - Sinmed/RN. 
A manifestação começou às 9h30, em frente à Associação Médica e teve paradas no Hospital Walfredo Gurgel e Parque das Dunas. 
O presidente da Federação Nacional dos Médicos - FENAM - e do Sinmed, Geraldo Ferreira, abriu os trabalhos, ainda na Associação Médica, falando sobre a importância do movimento, em pleno feriado. "O dia 1º de maio é uma data importante e de amplo significado e, por esse motivo, devemos fazer uma reflexão sobre o momento atual do trabalhador brasileiro. Hoje aqui, estão presentes federações, sindicatos e entidades locais e nacionais para brigar pelos direitos dos trabalhadores", ressalta Geraldo. 
O presidente do SOERN, Ivan Tavares falou sobre a valorização do trabalhador. "É uma satisfação grande participar de um grande evento como este. Infelizmente, percebemos ainda que, as indiferenças contra os trabalhadores continuam", enfatizou e disse que a luta em prol da dignidade do trabalhador, pela conquista do piso nacional para os odontologistas, pela implantação da CBHPO como referência para os planos de saúde e pela carreira de estado, continuam. 
Wellington Melo, presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas - FIO - esteve presente na caminhada e fez o seu pronunciamento. "Agradeço a parceria entre a FIO e a FENAM nessa luta de valorização profissional. Parabenizo a Geraldo Ferreira pela iniciativa. Vamos fazer o nosso movimento e buscar os nossos direitos", declarou. 
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados -CNTU- Murilo Celso Pinheiro cumprimentou a FENAM e saudou a FIO e as demais federações presentes. "Estamos comemorando 70 anos de CLT e hoje estamos aqui para lutarmos por mais dignidade e respeito. Temos que lutar com muita força, pois os trabalhadores unidos, jamais serão vencidos", relata. 
A mobilização em prol da saúde contou também com a presença do Senador Paulo Davim. "Estamos voltando ao passado, onde as condições de trabalho para os profissionais de saúde são lamentáveis. Somos profissionais qualificados, mas só seremos reconhecidos, através de um plano de cargo, carreira e salário. É isso o que defendemos e o que queremos. Vamos brigar por nossa profissão que tanto amamos", comentou ainda que o governo brasileiro não está preocupado com a qualificação e qualidade dos trabalhadores da saúde. 
Várias pessoas fizeram os seus pronunciamentos com um grito unificado: a valorização profissional. 
Em frente ao hospital Walfredo Gurgel, os manifestantes continuaram a reivindicar pelos seus direitos, inclusive a médica Sônia Godeiro. "Apesar de termos conquistado muitos direitos, ainda temos muito o que batalhar. Na saúde vemos partos feitos no chão, falta de leitos, principalmente, nas UTIs. O  Governo do Estado recentemente quis fechar a pediatria deste hospital mas fomos vitoriosos e não permitimos tal fato. Viva a luta da saúde e dos trabalhadores", lembra Sônia. 
Wellington Melo da FIO falou que a Federação está atenta aos problemas dos trabalhadores da saúde do RN. "Sabemos que 89% das cidades brasileiras não tem plano de cargo, carreira e salário e aqui sei que essa realidade não é diferente. Estamos solidários aos profissionais da SAMU e aos das unidades de pronto socorros", disse. 
Ivan Tavares falou mais uma vez que a luta sindical pode ajudar e muito nas lutas e conquistas dos trabalhadores da saúde. "Através de nossas lutas podemos dar dignidade a todos os que militam em favor da população", finaliza. 
Em seguida, todos caminharam para o Parque das Dunas para curtir o show de Carlos Zens, enquanto foi servido um lanche. 
A programação do Dia do Trabalho continua com festa no Olimpo Recepções, às 20h00, com a animação da Banda Grafith. José Ferreira Lopes, o doutor Zequinha será homenageado pela FENAM com a comenda Charles Damian. 




  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.